Decoração

COMPOSIÇÃO DE QUADROS NA PAREDE

Dicas e truques de como manter a harmonia visual

Harmonia com regras

Os quadros são sempre bem vindos na decoração e apostar neles dá mais personalidade ao espaço. Existem vários formatos, cores, tendências, que vai desde algo simples ao mais sofisticado, dando vida e leveza ao ambiente. Mas é necessário fazer composições dos quadros da forma correta, para obter o resultado esperado de forma harmoniosa.

Dúvidas podem surgir na hora da escolha dos quadros para compor o ambiente, seja a sala, o lavabo, o corredor, o escritório, o quarto. É importante saber que existem algumas regras e elas são necessárias para obter a harmonia entre as peças, sejam elas redondas, quadradas, ovais ou retangulares.

Na composição dos quadros é necessário a escolha do tema desejado, o tamanho, para poder posicioná-los no local onde será fixado. Eles devem combinar com o estilo dos moradores e com a temática do ambiente. Podem ser colocados em cima de aparadores, pendurados na parede de um corredor, acima do sofá da sala ou em prateleiras.Tudo vai depender do projeto de disposição que foi elaborado.

Ao distribuir os quadros no local onde será fixado, é importante observar o tamanho da parede, do móvel ou prateleira.

Exemplo:

Se você comprou dois quadros pequenos e eles foram pendurados em uma parede grande, onde não haja nenhum outro tipo de adornos, somente eles. Neste caso, ficará um espaço muito vago dando uma sensação de que ainda falta algo para compor.

E se também numa mesma parede grande preencher com uma quantidade bem maior do que o necessário, pode ocorrer uma poluição visual. No entanto, deve existir harmonia na hora da fixação.

Dica

Uma dica legal antes de deixá-los fixos no local desejado é cortar um papel no formato de cada quadro e fazer a composição deles no local desejado para ter a ideia de como irá ficar no ambiente. Se gostou da distribuição que fez, a composição estará pronta e então pode fixá-los.

Algumas combinações

Essas combinações dispostas acima, servem como parâmetro para você mesmo fazer a sua composição. No entanto, é importante observar qual melhor composição irá se encaixar no local desejado.

Altura Ideal

A altura ideal para fixar os quadros na parede é de 1,60 a 1,70 cm dando início do chão ao eixo do quadro. Isso evita que a pessoa tenha que levantar ou abaixar a cabeça para visualizá-lo.

Como Posicionar

Se você escolheu a sala de estar e o local a ser fixado será a parede acima do sofá, o ideal é saber a largura deste, para ter como base e saber a quantidade de quadros que irá fixar.

Lembre-se que deve haver espaço entre os quadros e deve-se deixar uns 0,20 cm de altura entre o sofá e o quadro para que ninguém encoste a cabeça nos quadros ao sentar no sofá.

Tipos de Molduras

Existem vários tipos, cores e materiais, como madeira e gesso. Para um ambiente clean e sofisticado, a minha dica é utilizar molduras lisas de madeira ou preto. Molduras com vidro também dão beleza e elegância ao cômodo trabalhado.

Os quadros são sempre bem vindos em qualquer ambiente, do mais simples ao mais sofisticado. Mas é sempre bom ressaltar que deve haver harmonia entre si, para compor no local desejado.

Algumas Composições com Quadros

Outra dúvida que ocorre na decoração do ambiente é sobre a escolha e disposição dos tapetes. Caso tenha alguma dúvida, vale a pena ver esse post https://www.dicaorganizada.com.br/organizacao/dicas-para-escolher-o-tapete-ideal-para-a-sua-casa/

Gostou do post? Ainda restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios