Decoração

Qual iluminação colocar em casa?

Entenda a importância e os tipos de iluminação para os ambientes

Ao entrar em um ambiente planejado, você não percebe que a iluminação foi cuidadosamente pensada para criar harmonia. É ela quem vai dar o destaque em cada cômodo, deixando-o mais charmoso e confortável.

A luz faz tanta diferença, que em reformas é ela quem muda a percepção que se tem do espaço. Agora é preciso ter muito cuidado, uma iluminação inadequada poderá desvalorizar o seu projeto.

Então, não é só chegar e sair espalhando lâmpadas pela casa, é necessário fazer o projeto de iluminação. Assim, você terá um ambiente confortável com iluminações projetadas para cada espaço.

Iluminação Direta

Como o nome já diz, a iluminação direta é aquela que a luz é direcionada sobre as superfícies.

Essa iluminação é bastante utilizada em salas de estudos e escritórios, onde facilita a leitura e o uso do computador. Você pode usar também para destacar alguma peça decorativa.

Nessa categoria de iluminação temos os pendentes, abajures e luminárias de mesa.

A sua vantagem é justamente focar uma certa superfície, mas, não pode comprometer a decoração. A desvantagem está por ser muitas vezes cansativa, já que cria uma diferença em relação às sombras.

Isso pode ocasionar um grande problema se a luz direta for utilizada sobre acabamentos brilhantes, como mármores, porcelanatos e espelhos. O melhor nesse caso é a luz indireta.

Iluminação Indireta

É aquela em que a luz incide em uma superfície para que seja refletida e atinja o local exato a ser iluminado.

Essa fonte de luz fica oculta e se difundi ao longo do compartimento através da reflexão no teto, pavimento ou parede, eliminando o encadeamento e as sombras.

Para que a utilização seja adequada e equilibrada, é muito importante que a iluminação indireta seja planejada desde o início.

Ela pode ser utilizada tanto em ambientes internos, como em externos também, cuja a finalidade deste último é oferecer luminosidade e contribuir com a estética.

O efeito dessa iluminação pode ser alcançado com diversos tipos de itens. Ela não aumenta o calor do local onde está sendo trabalhada, mas, não deve ser usada como a principal fonte de luminosidade do ambiente onde está colocada.

Podemos trabalhar com a iluminação indireta em sancas, que podem ser fixadas no teto ou no forro de residências, como também em detalhes no chão. Enfim, todos os locais da casa podem receber esse tipo de iluminação.

Iluminação Difusa

Como o nome já sugere, utiliza-se um difusor, geralmente obtida através de luminárias de vidro leitoso, tecido ou acrílico, para suavizar a luz, deixando assim de possuir a intensidade e o brilho da luz direta.

A luz difusa tende a se espalhar e não provoca sombras fortes, demarcadas.

Esses foram os tipos de iluminação que você pode optar em utilizar na sua casa. É importante ter a ajuda de um profissional especializado na área para que possa realizar o trabalho com segurança, eficácia e obter o efeito da iluminação desejada em seu lar.

Obrigada por sua atenção.

 

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios