EntrevistaEstilo de VidaOrganizaçãoProdutividade

A Organização sob o olhar de um homem

Muitas mulheres sonham com o marido e o filho organizados, que ajudem a manter tudo em ordem dentro de casa.

Apesar de não ser a realidade ainda em todas as casas, muitas famílias estão conseguindo mudar esse paradigma imposto por séculos, de que organização e cuidados domésticos são “coisas” somente para mulheres.

Felizmente, os homens estão cada vez mais preocupados com a divisão de tarefas dentro de casa e com a funcionalidade de uma casa organizada.

Essa divisão sexista nos cuidados da casa está muito ligada ao tipo de sociedade na qual as pessoas estão inseridas.

Sociedade com mais homens do lar

Nos países escandinavos, a igualdade entre homens e mulheres é valorizada, e ambos os sexos são responsáveis pelos cuidados da casa e pela criação dos filhos, de forma que até a licença maternidade pode ser dividida de forma igualitária entre homem e mulher.

Você pode entender mais sobre a cultura desses países se conhecer o estilo de vida Hygge, Lagom, Koselig e Sisu.

São estilos de vida que valorizam a igualdade, a organização, a sustentabilidade, a família, a colaboração e os momentos de prazer.

Sociedade com menos homens do lar

Em regiões como a América Latina, ainda vemos toda a sociedade construída no modelo patriarcal, onde não é estimulado a divisão de tarefas dentro de casa. Isso passa pela educação, pela política e pela cultura.

Mas com o empoderamento feminino e a luta por mais igualdade de gênero, o LAR tem sido pensado de outra forma.

como um espaço de fortalecimento das relações.

E esse é um dos objetivos da ONU (número 5) – Igualdade de gêneros. E nada mais fortalecedor do que ter um lar organizado, limpo e mantido por todos.

Eu já tinha escrito aqui no BLOG sobre a divisão de tarefas dentro de casa. Veja aqui Mulheres Empoderadas Limpam Menos e 3 Dicas para se torna uma Mulher Empoderada em Casa

Também já disponibilizei um Ebook com dicas de organização infantil. Afinal, se queremos ter uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres, isso passa primeiro pela educação.

A importância da educação para uma vida mais organizada e igualitária

Ao educar uma criança com os valores da organização, isso a torna mais produtiva, mais independente, mais responsável com seus pertences e mais colaborativa com o próximo.

E por isso fico feliz quando vejo um homem romper a barreira “organização é para mulher”. O Hugo é esse exemplo.

Ele é casado com a Personal Organizer Priscila Saboia e viu a transformação que a Organização fez na sua vida pessoal, profissional e familiar.

E decidido a investir nesse ramo, se especializou na área. Hoje junto com a esposa comandam o Método Reorganize, que especializa pessoas para trabalharem com organização.

Veja o vídeo que fizemos juntos no evento Reorganize Ao Vivo. Nele, o Hugo explica um pouco sobre os benefícios da organização sob a ótica masculina.

CLIQUE AQUI

E aí? Gostaram do post de hoje e do vídeo? Deixe o seu comentário e compartilhe! Assim mais homens terão a oportunidade de ver e se inspirar!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios