Estilo de VidaProdutividade

3 Dicas para se tornar uma mulher empoderada em casa.

8 de março é o dia Internacional da Mulher e vou aproveitar a data para fazer uma reflexão sobre o papel da mulher dentro de casa.

Esse tema foi sugerido pela Alda lá no instagram (@aldamarcia) que depois que virou mãe se sente muito sobrecarregada nas tarefas.

Se você quiser sugerir algum tema para eu falar aqui, deixe nos comentários. Vou adorar estudar sobre o assunto e fazer um post.

No dia 08 de março todas as mulheres do mundo levantam a bandeira por igualdade e respeito. Apesar de muita coisa ter mudado nas últimas décadas, muitas pessoas ainda acham que lugar de mulher é em casa limpando e cozinhando.

Hoje a mulher tem diversas tarefas acumuladas: ser mãe, trabalhar e cuidar da casa. E aqui me proponho a discutir sobre o último item, cuidar da casa.

Quem cuida da casa?

A mulher sempre carregou a responsabilidade pelos cuidados da casa. Tirando a imposição social que temos desde criança, ainda tem a genética de ser mãe e ter uma variação hormonal do cortisol (hormônio do estresse) que aumenta nas mulheres muito mais do que nos homens ao se deparar com a casa bagunçada. Por isso que era sempre a nossa mãe que gritava: Menino… vá arrumar sua cama… menino vá guardar seus brinquedos. E o pai muitas vezes ali assistindo televisão sem entender muitas vezes o porquê de tanto estresse.

O fato é que se a casa vai mal, a culpa sempre cai para as mulheres.

Eu vejo muitas mulheres jovens tendo diversos problemas de saúde como estafa, enxaqueca, ansiedade e depressão pelo simples fato de estarem sobrecarregadas com a jornada tripla: trabalho – casa – filhos. Nem uma máquina consegue ser eficiente 100%, imagina um ser humano. E depois dizem que mulher é um sexo frágil, a pior mentira que inventaram.

Mas aonde eu quero chegar com esse discurso: que você mulher não precisa se sentir culpada ou infeliz por não dar conta de tudo em casa. Nesse ritmo não é pra dar conta mesmo! Essa cultura de que tudo é nossa responsabilidade é tão enraizada que não nos damos conta que podemos delegar um pouco aos homens e à família as tarefas domésticas.

Minha PRIMEIRA DICA é: DELEGUE!

Por que você sempre tem que chegar em casa do trabalho cansada e ir lavar a louça e preparar o jantar? Por que sempre é você que tem que colocar a roupa para lavar? Porque sempre é você que fica recolhendo as coisas espalhadas pela casa? DELEGUE!!! Para o marido, para os filhos, para quem mora com você. Não leve todo o peso nas suas costas, mesmo pensando que sua mãe e sua avó davam conta e você tem que dar conta também. Você quer chegar ao final da sua vida como? Ouvindo as pessoas dizerem

“Admiro essa mulher que sacrificou toda a sua vida em prol da família”

ou ouvindo

“Admiro essa mulher que viveu com sabedoria e amor”.

Reflita sobre isso.

E por causa dessa sobrecarga de tarefas, muitas mulheres não conseguem arranjar tempo ou ânimo para fazer uma atividade ou hobby que lhes tragam bem-estar e relaxamento. Vivem numa tensão constante sem uma válvula de escape. Não é à toa que o número de pessoas ansiosas e depressivas só aumenta.

Eu sei que é difícil achar tempo na agenda corrida para fazer o que gosta. Mas isso é necessário! Não é questão de “se dar ao luxo” é questão de saúde mesmo!

Se você conseguiu executar a PRIMEIRA DICA de delegar algumas atividades, vai sobrar um tempinho para você.

Minha SEGUNDA DICA é: Liste o que você tem vontade de fazer nas diversas áreas de sua vida e não consegue.

Faça uma tabela simples e liste de um lado as áreas da sua vida. E do outro lado vão estar as colunas: O que gostaria de fazer, Por que não faço, Possíveis soluções. Vou deixar aqui um exemplo para vocês visualizarem.

Vou Deixar dois exemplos preenchidos para você ver como pode ser feito.

Colocando assim parece óbvio né? Mas esse óbvio no dia a dia não nos faz perceber, e a vida vai passando, e sempre você reclamando da vida.

Minha TERCEIRA DICA é: Monte um horário semanal ou mensal e encaixe todas as tarefas que você deseja fazer e nunca se organizou para isso.

Faça isso em conjunto na família para que todos entrem num acordo e possam saber o que precisa ser dividido em relação às tarefas domésticas.

Continuando com o nosso exemplo.

Lembre-se que a nova rotina é para você se sentir melhor. Se você se sentir mais sobrecarregada, reveja seus desejos e soluções e ajuste com a sua família.

Essas dicas simples podem te ajudar muito a tomar de novo as rédeas de sua vida e te empoderar mais como mulher. Porque mulheres empoderadas limpam menos, aproveitam mais a vida, são valorizadas e se respeitam mais.

Espero que tenha gostado do post de hoje! É um dos meus preferidos! Não se esqueça de deixar o seu comentário. Gostaria de ouvir muito a sua opinião.

Feliz dia da Mulher! Tchau!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios