LimpezaOrganização

COMO SE LIVRAR DO MOFO EM ARMÁRIOS / 4 CUIDADOS

Hoje vamos falar sobre Mofo. Esse tema foi sugerido pela Carla lá no instagram @carlanabuco.

E se você quiser sugerir algum tema para eu falar aqui, deixe nos comentários. Vou adorar saber qual é a sua curiosidade.

Muita gente sofre com mofo dentro dos armários, principalmente quem mora em lugar úmido e tem pouca ventilação em casa. Já vi várias pessoas perderem roupas e acessórios porque o mofo tomou conta dentro do armário.

Veja esse armário com mofo.

Casa de cliente.

E essas capas que tinham terno dentro.

Casa de cliente.

Mas você pode amenizar o problema tomando alguns cuidados.

PRIMEIRO CUIDADO

Deixar circular o ar dentro dos armários. De vez em quando deixe as portas abertas do armário e abra a janela. Você pode fazer isso quando for guardar algo ou quando for limpar o armário. Dê preferência para fazer isso no horário de maior ventilação e se possível, deixe entrar o sol.

SEGUNDO CUIDADO

Limpar bem o seu armário na parte interior pelo menos 1 a 2 vezes ao ano. Você pode usar vinagre branco de álcool diluído em água para a limpeza. Lembre-se de deixar tudo aberto e esperar secar bem. Se fechar com o móvel úmido o mofo vai surgir.

Se caso tiver algum mofo já instalado, você pode fazer uma solução de álcool com alguns cravos da índia.

Uns 5 a 8 cravos já são suficientes. Deixe a solução de repouso por 24 horas para o cravo soltar seus óleos essenciais. Eu fiz um vídeo do Youtube na época que tinha um quadro na TV Atalaia (Record/SE) onde mostro o passo a passo de como fazer essa solução.

O cravo tem excelentes propriedades anti-fúngicas. Depois de pronto é só passar onde tem mofo com um pano. Mas lembre-se que depois é necessário passar o pano úmido para retirar qualquer vestígio que a solução com cravo pode deixar. Perceba que a solução é escura.

TERCEIRO CUIDADO

É sobre o acondicionamento das peças. Nada de deixar as roupas e artigos de couro dentro de sacos plásticos. O plástico não deixa o tecido respirar e cria um ambiente propício para fungos. Se quiser guardar a peça em algum saco ou capa, que estes sejam de TNT que é mais seguro.

Veja no vídeo do Youtube sobre esse post que mostro uns stories do Instagram que fiz na casa da cliente para vocês verem a situação que ficou a capa de plástico com mofo.

QUARTO CUIDADO

A escolha dos desumidificadores. Eu aconselho você ter um desumidificador dentro do armário para garantir ainda mais o não aparecimento de fungos.

Mas cuidado com a escolha! Vou mostrar um produto que muitas pessoas acreditam que também serve como desumidicador e também vou mostrar alguns desumidificadores que você encontra no mercado.

O primeiro é a naftalina. Galera, a naftalina não é um desumidificador.

Por ter um cheiro muito forte ela afasta as traças e baratas e não deixa a roupa com cheiro de mofo. Mas ela é uma substância química bastante volátil (se decompõe rápido) e já se sabe que aspirar constantemente essa substância não é bom para a saúde.

Já os desumidificadores, eu vou dividir em duas categorias: os que geram líquidos e os que não geram líquido.

Desumidificadores que geram líquidos

Vocês encontram com facilidade vendendo em supermercado.

Eles são produtos eficazes, mas eu não gosto muito de usar simplesmente porque geram líquidos! Esse líquido pode derramar no armário e manchar uma roupa e pode ser ingerido por algum animal ou criança e causar intoxicação. Já tive caso de cliente que usou esse desumidificador e o líquido caiu e manchou o mdf do armário.

Esse tipo de desumidificador vem com um filtro para que não ocorra isso, mas prefiro não arriscar porque já presenciei acidentes.

Desumidificadores que não geram líquidos

Outros desumidificadores que acho mais seguros são os que não geram líquidos, como por exemplo, o da Marca Moffim e o da Marca Ákora.

O Moffim é legal para colocar pendurado no cabideiro, já que vem com gancho, dentro da gaveta, em alguma sacola ou caixa.

Casa de cliente.

Ele dura em torno de 3 meses. Quando estiver bem duro está na hora de trocar.

O da Ákora é legal para colocar dentro do armário ou num espaço mais amplo. O que mais acho legal nele é que este produto é reutilizado. Dentro dessa bola de cerâmica contém várias unidades de sílica gel e com um indicador de umidade para o usuário saber a hora de renovar o produto. E quando tiver na hora de renovar, só colocar no microondas e seguir as indicações. Você consegue retirar toda a umidade do produto para nova reutilização. Isso garante que o produto tenha uma vida útil ampliada.

Vou deixar aqui um vídeo do Youtube que fiz em 2016 onde faço o teste da Ecomais umidade controlada.

Também existem os desumidificadores elétricos que são eficientes, porém, possuem um custo bem maior.

Já as soluções caseiras como colocar em sacos de organza ou tule giz ou carvão são alternativas para locais que possuem pouca umidade.

Se tiver muita umidade ele não irá resolver. Para saber o tempo de troca basta observar a textura do giz.

É isso galera, espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o mofo dentro dos armários. E para ver mais dicas, fique sempre atento aqui no Blog. Qualquer dúvida só deixar seu comentário aqui embaixo.

Te espero no próximo post! Tchau!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios