LimpezaOrganização

OVO: 5 dicas para não ter mais dúvidas

Como comprar, usar e guardar

O ovo é um dos alimentos mais versáteis que conhecemos. Pode ser comido frito, cozido, mexido, batido; é ingrediente de uma infinidade de receitas; e na maioria das casas não falta.

Porém, apesar de ser um alimento tão simples, vive envolvido em diversas polêmicas e dúvidas:

  • Ovo marrom é caipira?
  • Ovo estragado flutua na água?
  • Lava ou não o ovo?
  • Deixa dentro ou fora da geladeira?
  • Guarda na porta ou na prateleira da geladeira?

E pensando em diversas perguntas como essa, resolvi trazer a resposta para estes questionamentos.

Mas primeiro vamos entender a estrutura de um ovo.

Entendendo o ovo

O ovo que comemos é um óvulo não desenvolvido. Ou seja, não vai nascer um pintinho. E a galinha vai colocar ovos independente de ter um galo ou não por perto. Esse processo é como se fosse a ovulação que conhecemos. Mas diferente de nós humanos, a galinha libera um ovo e o desenvolvimento do embrião ocorre fora do seu corpo.

Para entender cada estrutura, vamos relacioná-las com a ovulação da mulher.

  • Gema – óvulo
  • Clara (albumen) – placenta (fornece todos os nutrientes para o desenvolvimento do embrião)
  • Casca – útero (proteção do embrião no meio externo)
  • Disco germinativo – embrião (só se desenvolve para formar um pinto se a galinha chocar eles)

Deu para entender melhor? Espero que a explicação não tenha afetado a sua vontade de comer ovo.

Agora vamos acabar de vez com as polêmicas e responder as perguntas que aflige tanta gente.

Ovo marrom é caipira?

A cor da casca do ovo não tem nada a ver com o tipo de criação da galinha. A cor da casca depende da genética da galinha. Do mesmo modo que tem gente com a pele branca, amarela, negra e parda, tem galinha que põe ovo branco, ovo marrom ou até ovo meio azulado ou esverdeado.

Então aquela conhecida suposição de que todo ovo marrom é ovo caipira é mentira. O que determina se um ovo é caipira ou não é o modo de criação da galinha e não a cor da sua casca.

Ovo estragado flutua?

Se você quer saber se um ovo está bom ou não para consumo é só colocá-lo dentro de um recipiente com água. Se flutuar está ruim para o consumo. Se afundar está bom. Por que isso?

Volte para o desenho da estrutura do ovo. Veja que dentro do ovo existe uma câmera de ar. E quando o ovo está velho ou está contaminado com algum micro-organismo esta câmera de ar aumenta fazendo o ovo flutuar.

Depois de quebrar o ovo você também pode verificar algumas características para saber se o ovo está velho ou não.

OVO NOVO

OVO VELHO

Casca porosa, áspera e foscaCasca lisa e com certo brilho
Clara espessa e firmeClara quase líquida
Gema redonda, firme e no centro (a calaza segura a gema)Gema dilatada
Membranas internas e externas aderidas à cascaClara e gema misturadas

Por isso sempre recomendo quebrar o ovo num pires antes de colocar na receita. Assim evita de estragar toda a receita se o ovo não estiver bom.

Lava ou não o ovo?

NÃO. A casca do ovo é envolta por uma cutícula (formada por lipídios) que evita que micro-organismos ou outros agentes penetrem no ovo. Por isso recomenda-se não lavar o ovo pois ao fazer isso você retira a cutícula e deixa o ovo desprotegido e suscetível a entrada de micro-organismos.

Deixa o ovo dentro ou fora da geladeira?

DENTRO. Todos sabemos que a geladeira tem a função de acondicionar os alimentos e conservá-los através do ar frio. E quanto mais frio, menor a probabilidade de algum micro-organismo se desenvolver.

O jornal britânico Daily Mail encomendou uma pesquisa ao British Egg Information Service (Serviço Britânico de Informação sobre o Ovo) e eles deram o segundo veredicto:

“O único local seguro para guardar comida e evitar variações de temperatura é a geladeira. Se um ovo estiver contaminado com a bactéria da salmonela, por exemplo, mantê-lo em temperatura ambiente permitirá que a bactéria se multiplique.”

Mas você deve estar pensando: No supermercado o ovo não fica na geladeira. Por que?

Porque o supermercado é um ambiente refrigerado e sem variações grandes de temperatura. Além de ter um fluxo intenso de reposição de produtos, de modo que os ovos não ficam nas prateleiras por muito tempo.

Mas se mesmo assim você quiser deixar fora da geladeira, deixe longe de fontes de calor como fogão e tenha em mente que seu consumo deve ocorrer em no máximo 5-7 dias. E se você mora em regiões muito quentes, é recomendável deixar na geladeira.

Guarda na porta ou prateleira da geladeira?

PRATELEIRA. Muitas pessoas têm dúvida quanto a isso, já que em muitas marcas de geladeira vem com o suporte para o ovo na porta. Mas aí que mora o problema. A porta da geladeira é o local com maior variação de temperatura. E é essa variação que é prejudicial ao ovo.

Com o abre e fecha da porta da geladeira, a estrutura de proteção da casca do ovo pode danificar. E como a casca do ovo é porosa, ele está mais susceptível a entrada de micro-organismos que poderão se proliferar e estragar o ovo.

Então o recomendado é deixar o ovo na prateleira da geladeira onde a temperatura é mais constante. E, se possível, dentro de uma caixa com tampa para não ter contato com outros alimentos (lembre que o ovo não se lava e muitas vezes está sujo).Caso o ovo esteja muito sujo, deixe para lavá-lo na hora que for usar, porque assim não tem o risco de cair nada na comida e a lavagem nesta etapa não vai prejudicar sua estrutura.

Ainda com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Compartilhe para que seus amigos também saibam tudo sobre o ovo!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios