Organização

10 DICAS PARA TER UM GUARDA-ROUPA IGUAL DE UMA PERSONAL ORGANIZER

Semana passada recebi um convite de uma televisão daqui da minha região (TV Atalaia/SE) para dar algumas dicas sobre organização de guarda-roupa pequeno. E para deixar mais ilustrativa a matéria, gravamos mostrando como deixo meu guarda-roupa organizado.

E uma das coisas que mais me perguntam é:

Dá para manter um guarda-roupa organizado por muito tempo?

Sim. Dá para manter.

O meu eu organizei há três anos e hoje quem ajuda a manter organizado é minha diarista que guarda as roupas passadas. No dia a dia a responsabilidade é minha.

Mas antes de tudo, você precisa ter em mente que as coisas não voltam sozinhas para o local. E por isso a frase “Se TIROU do lugar, GUARDE depois no mesmo lugar” deve ser um mantra. Se você fizer disso um hábito, pouco tempo depois essa prática entra no automático.

E também é necessário ter a consciência da relação entre Consumo X Espaço físico.

O que isso significa?

Que não existe a chance de ter um guarda-roupa organizado se você tem muita coisa num espaço pequeno. A bagunça sempre vai existir! Não tem jeito!

E isso é o calo no pé da maioria das pessoas que me contrata para organizar o guarda-roupa delas. Possuem um espaço físico do guarda-roupa limitado e um consumo de itens ilimitado!

Claro que algumas técnicas de organização com aproveitamento de espaço ajudam nessa hora, mas se não existir essa reflexão sobre o Consumo e o Descarte, em pouco tempo o problema vai voltar!

Isso é matemática:

Se um guarda-roupa comporta com organização X itens e você tem X2, o resultado vai ser BAGUNÇA!

Nesse caso, você tem 2 opções:

– Ou cria novos espaços (prateleiras, gavetas, guarda-roupa maior);

– Ou tira o excesso de coisas para que a equação fique: X ESPAÇO = X ITENS.

E quando digo que meu guarda-roupa se mantém organizado há três anos é porque levo muito a sério essa equação.

E a REGRA aqui é:

se ENTROU algo, tem que SAIR algo.

Porque ele já tem todo o seu espaço ocupado de forma que eu visualize tudo (e VISUALIZAÇÃO é a alma do negócio). E se eu for colocando sempre mais coisas sem tirar, minha equação vai ficar:

X ESPAÇO = X + n ITENS.

Aí a organização vai por água abaixo.

Após você entender essa regra muito importante, vou deixar aqui 10 DICAS de organização que uso no meu guarda-roupa.

Eu dei essas dicas na entrevista, porém pelo tempo curto da TV não foi ao ar todas. Então assista o vídeo para visualizar a organização e veja as dicas que vão estar aqui.

DICA 1

Padronize os cabides. Isso ajuda o seu foco ir para a roupa.

Ajude o seu cérebro a não se distrair com aquela mistura de cores e tipos de cabide. E se você tiver pouco espaço no guarda-roupa, opte por cabides mais finos.

Eu gosto muito do cabide de veludo (conhecido também como flocado) para roupas femininas. É fino, bonito e não deixa a roupa escorregar. Vou deixar aqui um vídeo para vocês conhecerem os prós e contras de alguns cabides.

DICA 2

Categorize as roupas no cabideiro.

Deixe as roupas agrupadas por semelhança, como por exemplo: blusas de mangas compridas, blusas de manga curta, regatas.

Coloque organizadas por cor: do escuro para o mais claro ou do mais claro para o mais escuro.

Se necessário, use separadores de cabides para criar essas categorias. Isso ajuda a você criar um mapa mental do seu guarda-roupa, o que ajuda muito na hora de escolher o que vestir. Isso também auxilia na hora que for guardar a peça de roupa.

DICA 3

Se o seu guarda-roupa tiver numa mesma porta cabideiro em cima e em baixo, coloque em cima as blusas e em baixo as calças, shorts e saias.

Isso ajuda a você visualizar as composições das peças.

Comigo acontece assim: eu já tenho um mapa mental do meu guarda-roupa e ao tomar o banho já vou visualizando o meu guarda-roupa e escolhendo a roupa que quero usar fazendo as combinações da parte de cima e de baixo (tudo isso mentalmente). Se eu não sair do banho já com a roupa certa para usar, pelo menos já tenho uma ideia do que procurar. Isso me poupa um tempo precioso!

DICA 4

Use e abuse das colmeias.

As colmeias são organizadores que possuem vários espaços individualizados e que ajudam muito na hora de categorizar e guardar as coisas.

Eu uso para colocar lingerie e meias, para colocar os cintos, para colocar camisas, biquínis e etc. Vou deixar dois vídeos onde ensino a dobrar calcinhas e meias.

DICA 5

Deixe tudo visível. Evite ao máximo empilhar.

Se você empilha, você só visualiza a peça de cima e a chance de usar as debaixo diminui. E aí você fica com aquela sensação de que não tem roupa para vestir e sai para comprar mais, piorando a situação, porque vai criar mais pilhas.

Você pode dobrar as roupas em rolinhos ou no formato arquivo que consiste em deixar as peças dobradas e em pé. No vídeo da entrevista eu mostro minha gaveta de camisas que estão dobradas deste jeito.

DICA 6

Use cabide de criança para colocar as calças.

O cabide infantil tem a largura exata da calça dobrada ao meio. Além de evitar que a calça “sambe” como acontece no cabide de adulto, o cabide infantil por ser mais curto, evita que a calça arraste no chão.

DICA 7

Experimente colocar os shorts e saias jeans em ganchos com formato “S”.

Eu quis organizar meus shorts assim quando vi expostos numa loja os shorts e saias deste modo. Confesso que adoro! Consigo visualizar todos os shorts e evito empilha-los em prateleiras e gavetas.

Não indico colocar assim shorts e saias de tecido porque podem amarrotar.

Esse gancho você acha em lojas de utilidades domésticas.

DICA 8

Não deixe suas roupas que você não usa muito embaladas em sacos plásticos.

O plástico não deixa o tecido respirar “pegar ar” e com isso sua roupa pode mofar ou ficar com aquele cheiro horrível.

A capa mais apropriada é a de tnt porque possui microfuros e absorve a umidade.

DICA 9

Coloque enchimento nas suas bolsas de couro.

Além de evitar que o couro fique marcado, o enchimento faz com que você consiga guardá-las em pé e de forma organizada.

Você pode colocar mini travesseiros ou fazer enchimentos com sacos de sapato de tnt e revistas/jornais velhos. Veja o vídeo abaixo que mostro como fazer esses enchimentos.

DICA 10

Deixe suas maquiagens longe do banheiro.

O banheiro é muito úmido e pode contribuir para o craquelamento de sombras e pós. E a exposição dos pinceis aos micro-organismos suspensos no ar do banheiro pode causar irritações.

Lembre que você usa pinceis no olho e muitas das vezes aquela irritação ocorreu porque seu pincel estava contaminado. Vou deixar aqui também um vídeo ensinando você a lavar seus pinceis.


Essas foram as 10 dicas essenciais de como deixo meu guarda-roupa organizado. Espero que tenha gostado! Compartilhe com seus amigos!

Nos vemos em breve!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios