Estilo de VidaLimpezaOrganização

10 DICAS PARA TER UMA CASA ORGANIZADA

Todo mundo sonha com uma casa organizada. Porém, muitos acham impossível deixar tudo no lugar, ao mesmo tempo em que outros acham que organização é só para casas de revista e pessoas ricas.

Mas se eu te disser que sim, é possível deixar tudo organizado sem precisar de grandes esforços! E é por isso que trouxe hoje 10 dicas para conseguir uma casa organizada.

O que irei descrever são atitudes que uso na minha casa, que indico a clientes e que se você adotar como hábito, vai se tornar tão óbvio que vai se perguntar por que não fazia isso antes.

E para um melhor resultado, indico você praticar essas dicas durante 21 dias, tempo necessário segundo estudos, para que o cérebro torne qualquer atividade em hábito. Vamos praticar?

Acompanhe e reflita.

DICA 1 – Guarde os itens no mesmo lugar

Para incorporar a organização na sua vida, tenha o hábito de guardar sempre os objetos no mesmo lugar.

Cada item tem a sua “casinha”, e não é interessante colocar o objeto no primeiro espaço livre que ver pela frente. Ao fazer isso você evita ficar procurando o objeto e evita também compra repetida por não visualizar os itens que possui.

Caso ache interessante, você pode colocar uma etiqueta com o nome do espaço correspondente, assim vai criando o hábito de colocar sempre no mesmo local.


DICA 2 – Organize o local antes de dormir

Mesmo tendo uma vida corrida, podemos separam 10 a 15 minutinhos antes de dormir para guardar todos os itens fora do lugar. Eu gosto de fazer isso durante os intervalos dos programas que assisto à noite. Isso evita o stress ao acordar e se deparar com a bagunça por toda a parte.

Do mesmo jeito que ao dormir fazemos nossa higiene pessoal, podemos fazer nossa higiene organizacional tão inconscientemente como escovar os dentes.


DICA 3 – Deixe visíveis os itens que possui

Conseguimos manter a organização quando usamos um sentido muito poderoso:  a visão.

Usando o princípio de Pareto 20/80, só visualizamos 20% do que possuímos porque não visualizamos todos os itens que temos. Os outros 80% estão escondidos no armário e gavetas, sem categorização e identificação.

E uma maior visualização dos itens significa uma maior organização e consequentemente, mais uso dos itens que possui.


DICA 4 – Faça suas coisas durarem mais

Quando se é organizado, geralmente possuímos em casa os itens de que gostamos mais, já que durante o processo de organizar se desfez da tralha sem utilidade.

E queremos que os itens que amamos durem mais. Por isso, se faz necessário a adoção de uma rotina de limpeza e organização dos espaços e itens para que o tempo e a sujeira não os danifiquem.


DICA 5 – Reutilize embalagens para criar organizadores

Muitas pessoas acham que para ter um lar organizado precisam necessariamente gastar dinheiro para isso. E isso não é verdade.

Você pode aproveitar itens do seu dia a dia e usar para o benefício da organização e do meio ambiente. Um pote de sorvete pode virar uma caixa organizadora de lingerie. Uma forma de gelo pode virar um organizador de bijuterias, um pote de creme pode virar um organizador para clips, e assim por diante.


DICA 6 – Crie categorias para organizar

Para criar um sistema de organização é necessário cria categorias em tudo o que puder.

Pense comigo: Porque deixar as blusas espalhadas no guarda-roupa se posso agrupá-las no mesmo lugar e separá-las por modelo e cor? Por que deixar todos os mantimentos espalhados na despensa se posso agrupá-los por categoria de uso?

A categorização facilita muito a rotina e faz bem ao cérebro porque poupa energia desprendida para achar algo. Você pode usar essa energia extra para ser mais produtivo em outras áreas de seu interesse.


DICA 7 – Padronize tudo o que puder

A padronização ajuda na harmonia estética e também mental porque não cria excesso de informação.

Imagina abrir um guarda-roupa e se deparar com cabides de várias cores e vários modelos? Isso tira o foco da roupa e cria uma confusão mental.

É só lembrar-se de como as roupas penduradas nas lojas nos chamam mais atenção por estar penduradas em cabides padronizados ou dobradas de forma idêntica. Então faça seu guarda-roupa também ser atrativo.

Coloque cabides do mesmo modelo, dobras do mesmo tamanho, organizadores da mesma cor. Entenda que a padronização é uma forma de desafogar o cérebro para o foco da bagunça e que também traz uma sensação boa.


DICA 8 – Limpe os espaços

Quando se quer organização, automaticamente também se quer limpeza. Então evite sempre guardar um sapato sujo, uma roupa suada, um objeto empoeirado.

Isso ajuda a conservar o item, a manter a higiene do local e também facilita no dia a dia porque não precisa perder tempo para limpar quando usar novamente.

Isso também vale para as frutas e verduras na geladeira. Não é melhor deixar tudo higienizado antes de guardar? Assim quando bater aquela vontade de uma fruta, basta pegar na geladeira e não se preocupar em higienizar ou pior, consumir contaminada.


DICA 9 – Faça planejamento prévio

Para ser uma pessoa organizada e produtiva, é imprescindível fazer planejamentos.

Faça planejamento das suas tarefas pessoais, das tarefas profissionais e também das tarefas domésticas, de modo que você esteja no controle da situação.

Com isso, você consegue delegar melhor as tarefas, não se sobrecarrega, evita stress e não vira escravo dos imprevistos.


DICA 10 – Não acumule coisas

Tenha somente aquilo que realmente usa e que te traga bem-estar. Para evitar a acumulação de coisas, tenha o hábito de repensar sempre a necessidade do produto antes de comprar. E avalie seus itens pelo menos 1 vez ao ano para verificar se é usado, o que pode ser descartado ou consertado.

Não existe casa organizada com excesso de coisas. E uma coisa que adoto para evitar a acumulação é: se entrou alguma coisa, tem que sair outra. Além de evitar a acumulação, isso também faz refletir sobre o consumo.

Depois de ler essas dicas você se considera uma pessoa organizada? Deixe o seu comentário.

Caso sua resposta seja “Não”, não fique triste.

Vá organizando aos poucos. Comece pelo seu guarda-roupa e depois vá para outros ambientes da casa. Se você conseguir manter seu guarda-roupa organizado, tenho certeza que você vai conseguir manter o resto da casa organizada também. Crie uma rotina.

Lembre: qualquer hábito é incorporado ao cérebro se mantivermos a prática rotineira durante 21 dias.

Pratique e depois conte aqui as mudanças que ocorreram na sua vida!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios