LimpezaOrganização

3 DICAS para suas roupas e botas de couro durarem por muito tempo

O inverno chegou e com ele a temporada de roupas de couro! É chegada a hora de tirar aquele casaco do fundo do armário e as botas do alto da sapateira. E é nessa hora que eu pergunto:

Qual é o estado das peças?

Estão mofadas, descascando e marcadas?

Estão inteiras e radiantes para aguentar todo o inverno?

 

Se as duas primeiras opções foram escolhidas, não se desespere! Leia o post até o final que trarei algumas dicas para evitar que isso ocorra novamente. Mas se estiverem inteiras, reveja as dicas para você conferir se está fazendo tudo direitinho.

Em Primeiro Lugar você deve saber que: o couro já foi um tecido vivo (só para lembrar que aqui estamos falando de couro verdadeiro). E portanto, ele precisa respirar e ser hidratado, como a nossa pele.

Sabendo de antemão esse conceito, vamos as 3 dicas para você manter suas roupas e calçados de couro lindos por muito tempo.

DICA 1 – NÃO GUARDE O COURO EM CAPAS PLÁSTICAS

Essa dica serve para todos os casacos e, acima de tudo, para os de couro.

Muitas pessoas tem a mania de guardar os casacos em capas plásticas ou aquelas de lavanderia achando que vão proteger as peças. Ledo engano! Essas capas protegem contra o ataque físico (poeira e água). Mas não protegem contra o ataque biológico (fungos) que é estimulado com o abafamento da peça dentro da capa plástica. E se sua região e casa tiver muita umidade, o risco é maior.

Para evitar que isso aconteça, deixe a peça RESPIRAR! Abra as portas dos armários de vez em quando para circular ar novo e limpo. E guarde as peças em capas de TNT. Esse tecido-não-tecido é um aliado no acondicionamento de roupas e artigos de couro porque sua superfície tem microfuros, e como resultado, deixam que haja uma troca de ar dentro da capa. É como se fosse os poros de nossa pele.

Vou deixar aqui um vídeo do Stories do Instagram (click no link) que fiz na casa de uma cliente onde eu mostro o mofo encontrado nas capas plásticas que guardavam os ternos.

Vídeo Stories Instagram – Mofo nas capas plásticas

Além disso, vou deixar o vídeo do quadro #Fica a Dica onde falo sobre capas para roupas.

Então ANOTE AÍ… se for colocar os casacos dentro de capas, estas devem ser de TNT.

DICA 2 – HIDRATE O COURO

Como eu disse no início do post, o couro já foi um tecido vivo. E o que acontece quando nossa pele fica seca e desidratada? Ela descama, fica áspera e opaca. Isso acontece com seu casaco e bota também!

Para manter a saúde do seu couro, hidrate ele quando for usar a peça para reavivar o brilho e quando for guardar para deixá-lo hidratado até a próxima vez que for usar. Para hidratar use um hidratante de pele mesmo. Bem simples! Você pode usar um pano macio ou um algodão para aplicar o hidratante.

 

 

Primeira observação: se você for usar a peça por vários dias seguidos não precisa aplicar hidratante todas as vezes, basta na primeira vez que for usar e na última vez para guardar.

 

 

 

Segunda Observação: no caso das botas, você pode ao invés de usar hidratante, engraxá-las. Assim você vai uniformizar a cor, dar brilho, disfarçar os arranhados e também hidratar o couro. Eu faço isso em casa e é bem simples! No supermercado você encontra a graxa da cor da sua bota e basta uma escovinha para aplicar e um pano para lustrar.

 

 

DICA 3 – NÃO DEIXE O COURO DOBRADO

Sabe quando dormimos muito e acordamos com a cara amassada cheia de marcas? É assim que fica seu casaco e sua bota se ficarem dobrados por muito tempo. Porém nossa cara depois volta ao normal porque nosso tecido é vivo, vascularizado, hidratado e nutrido constantemente. O oposto acontece com o couro de nossas roupas já que é um tecido morto e não tem o apoio depois para voltar a ficar lisinho. Então cabe a você não deixar que ele amasse.

Em relação aos casacos, deixe sempre eles pendurados no cabide com o zíper fechado. Pelo amor de Deus não os guarde dobrados! Eu suplico!

Em relação às botas, vai depender do tamanho do cano. Se for cano curto será simples porque basta você guardar no armário. Mas, se for cano alto a história muda. Se você não colocar nada dentro da bota para segurar o cano em pé, o cano provavelmente vai dobrar e ficar com uma marca depois (queria saber disso alguns anos antes).

Ideias

Você pode colocar dentro da bota uma proteção específica para cano alto, como a foto abaixo (confesso que acho difícil encontrar esses acessórios):

Ou adaptar a ideia e usar aquele macarrão de piscina! Você corta o macarrão na altura da bota e enfia dentro. Ideia genial e barata!

 

 

 

 

 

As duas botas com macarrão de piscina dentro da sapateira. Deixei a bota da esquerda engraxada e a bota da direita ainda suja para mostrar a diferença de uma bota engraxada e hidratada da outra usada e guardada sem uma limpeza (fica fosca e com os arranhados aparecendo).

Para manter o cano da bota em pé você pode também reaproveitar uma garrafa pet (1L ou 1,5 L) e colocar dentro da bota. Basta deixar a garrafa fechada e colocar dentro da bota emborcada de cabeça para baixo! Ideia sustentável!

Eu tentei com uma garrafa de 2L e não deu certo. Ela é bem “gordinha” e dependendo da largura do cano da bota a garrafa não passa. Então prefira garrafas de 1 litro ou 1 litro e meio.

Pronto! Agora com essas 3 dicas você não vai ter mais surpresas no próximo ano quando for pegar seus casacos e botas para curtir o inverno.

Olha eu aí curtindo os festejos juninos com a minha bota que ganhei quando tinha 15 anos (essa botinha já tem 21 anos comigo)!!! Quem cuida tem!

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos!!!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios