Organização

6 DICAS PARA ORGANIZAR OS ITENS DA MESA

em ocasiões especiais

 

Como pedido por vocês, trouxe 6 dicas para organizar alguns itens da mesa, principalmente aqueles itens usados em um jantar ou em ocasiões especiais.

Eu adoro cozinhar e receber pessoas na minha casa e tenho separado pratos, copos, jogos americanos, guardanapos, talheres, etc., preparados para essa ocasião. Porém, não tenho tantos itens diferentes porque não tenho espaço para guardá-los. E acho que isso é fundamental: ter consciência do espaço da sua casa!

Sei que as tentações são muitas nas lojas, mas se você começar a entulhar tudo dentro do armário não vai adiantar muito, porque você não vai visualizar o que tem e sempre vai achar que cabe mais alguma coisa.

Quando vou organizar sempre digo que não sou David Copperfield (Mágico especialista em fazer tudo desaparecer), pelo contrário, meu propósito é fazer tudo aparecer! Então se você tem muita coisa e não tem espaço disponível, você só tem 2 soluções: ou doa alguns itens ou constrói mais espaços.

E para potencializar a organização, não tem como fugir de alguns produtos organizadores, visto que simplesmente empilhar as peças não vai adiantar muito e os organizadores vão ser essa mão na roda para ajudar na visualização, categorização e conservação.

DICA 1 – Jogos americanos

Os jogos americanos são usados para apoio de pratos e talheres e podem ser confeccionados em diversos materiais, como: bambu, crochê, palha, plástico, tecido, couro, borracha, etc.

Na hora de guardar

  • Lembre sempre de verificar se estão limpos ou com alguma mancha. NÃO GUARDE o jogo americano com mancha! Lave imediatamente para ter mais chances da mancha sair.
  • Se for preciso passar o jogo americano faça antes de guardar.
  • Se o jogo americano for de bambu ou crochê pode ser possível guardá-lo em rolos se preferir.
  • O ideal é guardar o jogo americano aberto para não formar vincos.
  • Se o jogo americano não for de uso constante, você pode guardá-los em organizadores de plástico com tnt ou de organza para proteger da poeira e separar os conjuntos.
  • Guarde na prateleira ou gaveta.

Os organizadores de plástico com tnt nas laterais (para o tecido respirar) você pode encontrar em lojas que vendem produtos de utilidades para o lar ou na internet. Uma marca que gosto muito é a HL Organizadores. Vou deixar o Link onde você pode achar esse produto. HL Organizadores

Os organizadores de organza também são bem legais para organizar jogos americanos. Uma empresa que fabrica com muita qualidade é a Organize com Você. Vou deixar o link do produto. Organize com Você

DICA 2 – Porta-guardanapos

Os porta-guardanapos têm de todo tipo: madeira, metal, plástico, acrílico, pérolas, pedrarias, etc. Entretanto, independente do material, uma coisa é certa: Se não CATEGORIZAR, bagunça tudo!

Na hora de guardar

  • Use caixas, cestos ou colmeias para formar categorias. Ou seja, cada organizador um tipo de porta-guardanapos. Se for porta-guardanapos que tenham tecido ou metais oxidáveis prefira caixas com tampa para evitar poeira e oxidação.
  • Tente padronizar a cor e o modelo do organizador escolhido para ficar mais bonito esteticamente.
  • Guarde na prateleira ou gaveta. Se escolher a prateleira, prefira caixas e cestos empilháveis.

As caixas, cestos e colmeias você encontra em lojas que vendem produtos de utilidades para o lar ou na internet. É bem fácil achar.

DICA 3 – Guardanapos

No dia a dia nem todo mundo usa guardanapo de tecido. Mas independente da sua rotina, sempre é bom deixá-los visíveis e bem acondicionados.

Na hora de guardar

  • Sempre verifique se os guardanapos estão com alguma mancha. Se tiver, NÃO GUARDE e faça o possível para removê-la! Após passar, a chance de remover a mancha diminui bastante.
  • Guarde sempre o item passado.
  • O ideal é dobrar o guardanapo menos possível para não formar vincos. Se for dobrar, no máximo 2 dobras.
  • Você pode guardá-los em colmeias se os guardanapos forem feitos com tecido mais maleável e não amarrotar.
  • Se o guardanapo não for de uso constante, você pode guardar em organizadores de plástico com tnt ou de organza para proteger da poeira e separar os conjuntos.
  • Guarde na prateleira ou gaveta.

DICA 4 – Pratos

Quando olhamos um jogo de pratos nossa primeira ideia é empilhá-los. Tudo certo até aí. Porém, o problema é quando misturamos pratos grandes com pequenos e de diferentes modelos na mesma pilha. Quando você vai pegar é aquele sufoco.

 Na hora de guardar

  • Separe as pilhas de pratos por tamanho e modelo. Para ajudar a formar essas categorias e guardá-las separadas sem gastar muito espaço, use aramados de metal.
  • Você pode guardar também os pratos em pé, como fazemos no escorredor de louça. Existe um aramado organizador nesse formato que é ideal para quem tem poucas peças de vários tamanhos e modelos e não tem espaço para fazer categorias separadas.
  • Se você tem pratos que só usa em ocasiões especiais, você pode guardá-los em organizadores com zíper que protegem do acúmulo de poeira.
  • Guarde os pratos preferencialmente na prateleira.

Os aramados de metal para pratos você pode encontrar em lojas que vendem produtos de utilidades para o lar ou na internet. Duas marcas que gosto muito são a Arthi e a Future. Fuja dos organizadores de plástico. Já usei e não traz segurança quanto ao peso dos pratos.

Em relação ao organizador de pratos com zíper, uma marca que gosto muito é a HL Organizadores. Já usei e gostei muito. Vou deixar o link do organizador. HL Organizadores

DICA 5 – Talheres

Quase todo mundo que conheço tem pelo menos 2 conjuntos de talheres. Um para o dia a dia e outro para ocasiões especiais. Parece besteira ter que se preocupar com organização de talheres, mas para você não passar vergonha quando for receber uma visita e ver seus talheres todos manchados e escuros (aconteceu comigo), é melhor tomar alguns cuidados.

Na hora de guardar

  • Para não manchar os talheres de inox, seque sempre eles com um pano e evite deixar secando no escorredor. Isso porque a água deixa marcas.
  • Guarde seus talheres de pouco uso em organizadores com divisórias e tampa ou fechados em embalagens próprias individuais. O contato com o ar pode escurecer um pouco a parte em inox e oxidar algum detalhe em metal.
  • Se o faqueiro para ocasiões especiais vier em uma caixa, guarde todos os itens dentro dela. O fabricante certamente confeccionou a caixa com os materiais certos para maior preservação.
  • Guarde os talheres em prateleiras ou gavetas.

Os organizadores com tampa você pode encontrar em lojas que vendem produtos de utilidades para o lar ou na internet. Já o organizador de talheres individual é da marca HL organizadores. HL Organizadores

DICA 6 – Prataria

Pessoas que possuem utensílios em prata sofrem com a oxidação e muitas vezes evitam usar o item porque está escuro ou tem receio de usar e manchar. Já vi várias técnicas para guardar, mas em conversa com o proprietário de uma casa de festas, ele me deu a solução.

      

Na hora de guardar

  • Após lavar, secar e polir (se for necessário) a peça, enrole-a em plástico filme, tomando cuidado para não ficar nenhuma parte para fora. O contato com o ar escurece a peça.
  • Se quiser proteger ainda mais, coloque a peça em saco de flanela ou feltro. Os íons de prata são sensíveis a luz e por isso, quanto mais escuro o local para guardar, melhor.
  • Não espere tanto tempo para usar suas peças. Ficar sem usar não garante o brilho. Mesmo com todo o cuidado, a prata naturalmente vai perdendo o seu brilho sem o uso, necessitando de um polimento.

Se quiser dar um polimento na prata antes de guardá-la, existe alguns produtos já reconhecidos no mercado, como: Silvo, Plinox e Monzi. Você pode encontrar esses produtos em supermercados. Independentemente de qual escolher, é importante seguir corretamente as instruções da embalagem.

Espero que tenha gostado das dicas! Acompanhe o Blog para mais dicas organizadas!

Curta e Compartilhe!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios