DecoraçãoOrganização

CAIXAS e CESTOS para organizar a Casa

E a Vida

Hoje quero falar um pouquinho de organização e de um item que uso muito no meu trabalho: caixas e cestos! Uso em todos os ambientes e é uma mão na roda na hora de categorizar e organizar.

No comércio existem vários tamanhos, modelos e, principalmente, preços. Às vezes nós Personal Organizers somos criticadas porque usamos muitos organizadores durante um projeto, mas não pense que estamos querendo falir nosso cliente, pelo contrário, fazemos isso para que nosso cliente não perca mais tempo e dinheiro. Quanto mais itens diferentes para categorizar, mais organizadores precisamos. Imagina aquele quartinho da bagunça. Consegue quantificar quantas categorias tem? Duvido muito. Mas depois de tudo organizado e identificado, você vai conseguir contar quantas categorias existem contando os organizadores. E claro, vai conseguir achar facilmente o item que procura.

Nunca se esqueça!

Nossos cérebros evoluíram para prestar atenção a uma coisa de cada vez, apesar de muita gente achar que consegue fazer dez coisas ao mesmo tempo. Estamos hoje sobrecarregados com muita informação e por isso nos esquecemos de tantas coisas corriqueiras. E por isso a organização é tão importante. Ela te liberta. Uma frase que digo sempre (se ouvir e ler em algum lugar saiba que a autoria é minha) “A organização física é um portal para a organização mental”.

Entenda mais com o livro Mente Organizada

Mas se você ainda não estiver convencido disso, vou deixar 3 trechos de um livro maravilhoso que se chama Mente Organizada: como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação, do canadense Daniel J. Levitin que já escreveu 2 best-sellers para o New York Times.

“Categorizar ajuda-nos a organizar o mundo físico objetivo, mas também organiza o mundo mental, o mundo interno, nas nossas cabeças, e, portanto, aquilo a que podemos prestar atenção e que podemos recordar. (Pág. 49)”.

 

“O princípio mais fundamental da mente organizada, o mais crucial para nos impedir de esquecer e perder coisas, é transferir do nosso cérebro para o mundo externo o ônus de organizar. Se for possível transferir alguns – ou todos – os processos de nosso cérebro para o mundo exterior, teremos menos probabilidade de cometer erros; e não por causa da capacidade limitada de nosso cérebro, mas por causa da natureza do armazenamento e da recuperação da memória no nosso cérebro: os processos da memória podem ser facilmente distraídos ou confundidos por outros itens semelhantes. A seleção seletiva é apenas uma de muitas maneiras de utilizar o mundo concreto para organizar sua mente. A informação de que precisa está na pilha física ali, e não entulhando a sua cabeça. (Pág. 63)”.

 

“Ao organizar sua casa, as metas são desonerar o cérebro de algumas funções da memória e descarregá-las no ambiente; manter seu ambiente visualmente organizado, de modo a não distraí-lo quando você quer relaxar, trabalhar ou achar algo; e criar determinados lugares para as coisas, para que sejam achadas com facilidade. (Pág. 122)”.

Conseguiu entender porque precisamos tanto de caixas, cestos e outros organizadores? Não é frescura, é porque sabemos que a categorização é um dos cernes da organização e sem ela nosso objetivo de trazer mais facilidade para sua vida não será concluído.

Inspirações

Agora que você já se convenceu da importância dos organizadores, como cestas e caixas, vou deixar aqui para vocês várias inspirações destes itens, afinal, podemos aliar sempre organização com decoração. Não importa o modelo e a cor, você escolhe de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. O que importa é que cada coisa tenha o seu lugar e quando você precisar do item, sabe onde encontrar.

Caixa plástica

Ótima para escritório, closet, quartos e despensa.

FONTE IMAGEM: Leroy Merlim

Caixa transparente

Ótima para área de serviço, cozinha, despensa e closet e quartos.

FONTE IMAGEM: PRAT-K

Caixa de madeira

Ótima para brinquedos, roupa de cama e roupas de estação.

FONTE IMAGEM: Mocka

Caixa de pallet

Ótima para closet, quartos, banheiro, cozinha, varanda e despensa.

FONTE IMAGEM: Casa com Pallet

Cesto crochê

Ótimo para pequenos objetos e usado como cachepô de plantas ou decoração de quarto infantil.

FONTE IMAGEM: ELO 7

Cesto tecido

Ótimo para roupas na lavanderia e banheiro ou para itens em quartos infantis.

FONTE IMAGEM: ELO 7

Cesto de vime

Ótimo para closet, banheiro e varanda.

FONTE IMAGEM: BLOG Cheiro Doce

Cesto de metal

Ótimo para cozinha e escritório.

FONTE IMAGEM: Aliexpress

Cesto de acrílico

Ótimo para geladeira, despensa, closet, acessórios, maquiagens, escritório e banheiro.

FONTE IMAGEM: DMIX

Identificação das caixas

Outra coisa que também acho interessante é você identificar as caixas e cestos com os nomes dos itens, principalmente se forem foscos e coloridos de modo que você não veja o conteúdo dentro. Digo isso porque você pode ter em sua casa várias caixas iguais e na hora que você for procurar algo terá que abrir caixa por caixa para verificar. Além de perder tempo com isso, você vai perder a paciência.

No meu trabalho eu uso uma etiquetadora que imprime na hora a etiqueta e facilita muito. Vou deixar aqui o modelo da minha que é bem simples – DYMO Letra Tag XR. Você encontra vários modelos no mercado, bem mais tecnológicas que a minha. As marcas em que confio são Dymo e Brother’s.

Download de etiquetas personalizadas

E para quem ama etiquetas nos potes da cozinha, vou deixar o download de algumas etiquetas personalizadas que fiz para vocês. Espero que gostem. Basta imprimir em papel adesivo, recortar e colar. Em gráficas rápidas você faz isso rapidinho e não custa caro.

Adesivos_modelo_1_download Adesivos_modelo_2_download Adesivos_modelo_3_download

 

Gostou das etiquetas e das dicas? Deixe seu comentário!

Espero vocês nos próximos posts! Grande beijo!

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios