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COMO ORGANIZAR OS DOCUMENTOS E CONTAS?

Hoje vamos falar de um tema bastante pedido por vocês… Organização de Documentos e Contas!

Vou mostrar como eu organizo aqui em casa e falar sobre a validade deles. Esse tema foi sugerido lá no Instagram pela @dani_domith e pela @agathacristi31. Se você tem um tema para sugerir aqui no Blog, deixe nos comentários! Vou adorar!

Bom gente, uma das coisas que mais acumula em casa é papel. Recebemos convites, comunicados e principalmente CONTAS. E como guardá-las? E por quanto tempo guardá-las?

Meu método prático

Eu tenho um cesto no escritório que ficam todas as contas pagas e os documentos de casa para serem arquivados.

A cesta não precisa ser grande e pode ficar num local discreto no seu ambiente.

Como vocês, minha vida também é bastante corrida e para mim não é prático ir todo dia guardar papel. Então deixo acumular no cesto ao ponto de ficar bem cheio. Isso geralmente demora 1 a 2 mês ou um pouquinho mais. Vai depender do ritmo de cada casa.

Quais pastas eu uso para guardar?

Para guardar eu uso uma pasta classificadora que representa o ano vigente e 5 pastas comuns que representam os anos anteriores. No vídeo eu falo e mostro 4 pastas (após a edição do vídeo percebi que estava faltando 1 pasta no meu arquivo). Por isso já peço desculpas antecipadamente por essa falha minha.

Por quanto tempo guardar?

A maior parte das contas é necessário guardar por 5 anos. E por isso que tenho as pastas identificadas com os anos. E a pasta classificadora do ano vigente eu deixo todas as contas separadas para não misturar na hora que for guardar na pasta definitiva.

Vou deixar aqui uma tabela retirada do meu livro “Manual da Casa Sustentável” para vocês verem a validade dos documentos. Conheça mais sobre o meu livro nesse Link:

https://www.dicaorganizada.com.br/livro-manual-da-casa-sustentavel/

Alguns documentos eu guardo por mais tempo, como manuais de produtos, contrato de imóveis, plantas da casa e exames médicos, deixo em pastas separadas para ficar mais fácil o acesso.

Como organizar? Primeiro passo

O primeiro passo para organizar as contas que ficam no cesto é categorizar as contas por tipo (água, luz, condomínio, internet, TV a cabo, etc.). No vídeo do Youtube acima eu mostro o passo a passo.

Pasta classificadora: ano vigente

As contas do ano vigente eu vou deixo na pasta classificadora (que tem diversas divisões) e vou alimentando essa pasta até acabar o ano. Cada divisão tem nomeado o tipo de conta que vou guardar.

Pasta comum: anos anteriores

Quando acabar o ano eu tiro as contas da pasta classificadora e prendo cada categoria com clip e coloco na pasta comum e deixo por 5 anos para depois descartar. E assim vou fazendo o rodízio das pastas. A pasta do ano mais antigo vai dar lugar aos documentos que saíram da pasta classificadora.

Aqui em casa todas as pastas ficam num gavetão e consigo visualizar tudo de vez. No vídeo eu mostro também minhas pastas de viagens, onde deixo tudo organizado as informações de cada país e região que já visitei.

Como disse mais acima, percebi que estava faltando uma pasta. O correto são 5 pastas comuns com os anos e 1 pasta classificadora do ano vigente. Quando for guardar as contas de 2019 acrescento outra pasta. As cores das pastas não tem significado nesta organização. Comprei as pastas aos poucos e aproveitei algumas que tinha. Por isso não estão com cores padronizadas. Mas isso não interferiu em nada na praticidade no meu dia a dia.

Bom galera… é assim que organizo os meus documentos e contas! E vocês, gostaram do meu método? Se tiverem alguma dúvida só deixar nos comentários.

Espero que essas dicas tenham ajudado muito a vocês. No meu caso facilita muito!

Espero vocês no próximo post. Tchau.

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