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Como organizar uma MUDANÇA?

Dicas preciosas

Hoje vamos falar de Mudança! E para poder dar dicas sobre esse assunto, a entrevistada foi a Personal Organizer e Especialista em Mudança Kívia Nunes.

Kívia é do Rio de Janeiro e uma parte dos seus projetos de organização consiste em mudanças. E ela trouxe algumas dicas preciosas para quem está pensando em se mudar.

Ela inicialmente dividiu a mudança em 3 etapas: Pré-mudança, Mudança propriamente dita e Pós-mudança.

Pré-mudança

Kívia indica que ocorra nessa etapa o desapego de itens que não se utiliza na casa. Como todos os itens da casa vão ser verificados para embalar, é nessa hora que já se pode avaliar o que realmente merece ir para a casa nova. É uma oportunidade maravilhosa de levar para a casa nova somente o que vai utilizar.  E se a casa nova for menor que a atual, essa etapa faz mais que necessária.

Kívia também fala da importância do Kit sobrevivência para os primeiros dias após a mudança. Nesse kit vão estar:

  • Roupas de trabalho e de casa dos primeiros dias (de 3 a 5 dias);
  • Roupas das crianças para esse período inicial;
  • Roupas de cama e banho para 1 semana;
  • Itens de higiene pessoal;
  • Itens essenciais de cozinha, podendo ser descartáveis, caso prefira;
  • Itens do pet, caso tenha.

Para facilitar, pense que você alugou uma casa para as férias durante 1 semana. O que você levaria de essencial para passar essa semana? Cada integrante da casa vai ter a sua mala de kit sobrevivência.

Mudança

Para a mudança, Kívia recomenda contratar uma empresa especializada para a embalagem e transporte de itens frágeis e grandes. Isso garante maior segurança e evita problemas futuros, como ter uma peça de valor sentimental ou de grande custo quebrados. Ela deixa claro que não é contra do próprio morador embalar e transportar a sua mudança. Mas alerta para o risco de ter algo danificado quando chegar na casa nova.

Uma DICA ORGANIZADA que ela dá para a mudança é guardar as roupas na caixa com o cabide. Isso facilita na hora de colocar na caixa de mudança e na hora de guardar no novo guarda-roupa.

Outra DICA ORGANIZADA que ela dá (para mim foi a melhor) é usar folhas coloridas para identificar os cômodos da mudança. É bem simples: na casa nova você elege cada cômodo com uma cor de papel e cola na porta o papel. E quando for embalar os itens na caixa, você cola na caixa fechada o papel colorido correspondente ao cômodo.

Por exemplo: para a cozinha foi escolhida a cor amarela. Na porta da cozinha nova foi pregada a folha amarela e todas as caixas de mudança com itens da cozinha tem colado a folha amarela. Isso facilita na hora da mudança e evita você ter caixa da cozinha no quarto. Por mais que esteja na caixa escrito de caneta “Cozinha”, o apelo visual da folha colorida garante o maior sucesso nesse processo.

Pós-mudança

Kívia recomenda abrir primeiro as caixas dos locais que vão ser mais usados pelos moradores, que geralmente são o quarto e a cozinha. Outra dica que ela dá é não se preocupar com perfeição na hora de guardar os itens dentro dos armários. O mais importante agora é tirar as caixas.

Para uma organização melhor dos itens, ela sugere que se criem categorias para as coisas, como sempre indicamos “cada coisa no seu lugar”. E caso tenha dificuldades nesse processo, você pode recorrer a uma Personal Organizer que pode te auxiliar nesse processo e te indicar a melhor solução.

Essas foram as dicas da Kívia. Quem quiser seguir o trabalho dela no Instagram procure @ki_organiza

Gostaram das dicas? Eu amei!! Se tiverem alguma dúvida, só escrever nos comentários. Compartilhe essas dicas com todos que vocês conhecem! Afinal, em algum momento da nossa vida vamos passar por uma mudança.

Até o próximo post!

 

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