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DEU BRANCO! 5 DICAS para você organizar a mente

E ser mais produtivo!

Hoje eu vou falar sobre como você pode organizar a mente e ser mais produtivo.

Vamos começar primeiro com essas duas perguntas:

  • Onde você colocou as chaves do carro?
  • Onde está o seu celular agora?

Não sabe? Não se sinta triste porque esse esquecimento é mais comum do que a maioria gostaria. Mas por que isso é um mal coletivo?

Porque o cérebro precisa processar várias informações ao mesmo tempo e aquelas mais simples, do cotidiano, muitas vezes são deixadas para segundo plano. E aí, na hora que você precisa, aparece mentalmente aquela mensagem… Falha no Sistema!

     

O nosso cérebro reage a estímulos. Imagina a situação:

Você chega em casa e coloca a chave do carro em algum lugar (cada dia você coloca em um lugar diferente) e aí vem seu filho correndo e chorando dizendo que caiu e machucou o joelho. Seu sistema de alarme mental na hora imagina como resolver esse problema: 1) avaliar a lesão; 2) colocar um remédio; 3) levar ao médico. Suponhamos que a lesão seja mais séria e precise levar ao médico. Na hora de sair dá aquele branco… onde está a chave do carro? Você está estressada com a situação do filho e fica mais estressada porque não consegue achar as chaves. Roda a casa inteira e depois de vários minutos acha ela dentro do pote em cima da mesa junto com diversas contas para pagar.

O que ocorreu nessa situação?

O cérebro optou por dispor energia e processamento na situação mais urgente e relevante, que neste caso era o problema do filho. A outra situação sobre o local das chaves foi para outro plano e ficou misturada com outras lembranças de curto prazo, precisando de um gancho, “dica” para poder ser lembrada de novo. Milhões de neurônios vivem monitorando o ambiente a fim de selecionar em que devemos focar. Isso garante que não sejamos distraídos por coisas irrelevantes.

E é aí que a organização entra, ela fornece essas “dicas” para que sua memória volte à tona quando você precisa lembrar de coisas cotidianas que para o nosso cérebro podem ser irrelevantes.

Nossa sociedade hoje vive na era da informação e somos bombardeados o tempo todo com novas informações. E com as redes sociais então, o negócio explodiu. Hoje vemos muitas pessoas reclamando que não conseguem ser produtivas.

Isso se deve a dificuldade de foco porque elas querem fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguem por falta de planejamento e organização.

Fazer muita coisa ao mesmo tempo é o oposto de FOCO.

Prestar atenção a uma coisa significa não prestar atenção à outra. Não adianta querer trabalhar ouvindo música, vendo redes sociais e pensando no que vai fazer no jantar mais tarde. Você vai se iludir achando que é multitarefa, mas o que vai ocorrer é cansaço mental e pouca produtividade.

Você precisa ser amigo do seu cérebro e ajudar ele para que ele te ajude. E por isso vou deixar aqui 5 dicas preciosas para te ajudar a ter uma mente MAIS organizada e MENOS esquecida.

DICA 1 – Organize suas coisas

Transfira do cérebro para o mundo exterior o encargo de organizar. Quando você cria uma “casinha” para cada coisa, você não precisa toda hora lembrar onde está aquele objeto. Se todo dia ao chegar em casa você coloca a chave no gancho para chaves, ao sair você não vai ter dificuldade para encontrar. Com o celular a mesma coisa.

A informação de que precisa deve estar na “casinha” dela, e não entulhada na sua cabeça.

Ao organizar sua casa, as metas são desonerar o cérebro de algumas funções da memória e descarregá-las no ambiente; manter seu ambiente visualmente organizado, de modo a não distraí-lo quando você quer relaxar, trabalhar ou achar algo; e criar determinados lugares para as coisas, para que sejam achadas com facilidade. (Livro Mente Organizada, pág. 122)

DICA 2 – Anote para limpar a mente

Tenha o hábito de anotar as coisas para limpar a mente. Se você está trabalhando em algo importante e do nada veio uma ideia, um “insight” para outro trabalho e/ou problema, anote. Tenha um caderno para essas anotações ou um local no celular para isso.

Ao esvaziar a mente, você consegue relaxar e focar novamente no que estava fazendo.

Quando temos algo importante na cabeça – especialmente algo a fazer –, ficamos com medo de esquecer, por isso nosso cérebro fica ruminando, girando e girando a coisa em algo que os psicólogos cognitivos chamam de loop de ensaio, uma rede de regiões cerebrais que liga o córtex frontal, logo atrás de seus globos oculares, e o hipocampo, no centro do cérebro. Anotar permite, tanto implícita quanto explicitamente, que o loop de ensaio abra mão dessas coisas, relaxando os circuitos neurais de modo que possamos nos concentrar em algo diferente. (Livro Mente Organizada, pág. 100)

DICA 3 – Organize sua rotina

Faça um planejamento semanal. Separe um tempinho no final de semana para planejar as suas tarefas da próxima semana, o que precisa fazer, o que precisa pagar, o cardápio alimentar, sua academia, seus momentos de lazer, etc.

Isso vai evitar de você ficar pensando no que deve fazer ou no que já esqueceu e também delimita na sua agenda momentos importantes para a sua saúde mental e física, que muitas vezes fica atropelada na correria do dia a dia e não damos muita importância.

Eu faço essa organização no meu celular usando um aplicativo que dá um ou mais alarmes para cada tarefa (app Calendars). Retiro a responsabilidade do meu cérebro em lembrar de olhar a agenda. O app faz esse trabalho.

DICA 4 – Determine o grau de importância das suas tarefas

Temos a mania hoje de queremos ser super-heróis e multitarefas, e muitas vezes perdemos tempo com coisas pouco importantes e deixamos de lado coisas mais urgentes. Crie categorias para cada tarefa: importante, urgente ou circunstancial. Essas categorias são baseadas no livro Tríade do Tempo do autor Christian Barbosa.

Eu com Christian Barbosa no Personal Organizer Brasil 2016 em SP.

As tarefas importantes possuem prazo para serem feitas. Tenha o hábito de colocar prazo nas tarefas, isso é um gatilho para você se sentir motivado para cumprir (funciona muito comigo).

As tarefas urgentes são aquelas inesperadas ou que um dia foi importante e você não cumpriu e por isso não possui mais prazo, ou seja, precisa ser feita o mais rápido possível.

As tarefas circunstanciais são atividades que não possuem muita relevância para você ou podem ser delegadas. Cuidado se você é daqueles que não sabem dizer “não” para as pessoas. Sua agenda pode ficar cheia de tarefas circunstanciais.

DICA 5 – Foque uma coisa de cada vez

Tentar ser multitarefa (fazer 10 coisas ao mesmo tempo) pode ser bonito na teoria, mas na prática não é interessante.

Resumindo: Ser multitarefa = Ser esquecido.

Russ Poldrack, um neurocientista da Universidade de Stanford, descobriu que adquirir informação enquanto se realiza muitas tarefas ao mesmo tempo faz com que a informação vá para a frente errada do cérebro. Se os estudantes estudam enquanto veem TV, por exemplo, a informação que extraem de seus deveres de casa vai para o corpo estriado, região especializada no armazenamento de novos procedimentos e habilidades, e não fatos e ideias. Sem a distração representada pela TV, a informação vai para o hipocampo, onde é organizada e ordenada em categorias, de várias formas, o que torna mais fácil recuperá-la. Earl Miller, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), acrescenta: “As pessoas não conseguem fazer bem [muitas tarefas ao mesmo tempo] e, se dizem que podem, estão se iludindo”. E o fato é que o cérebro é muito eficiente nesse negócio e se autoiludir. (Livro Mente Organizada, pág. 133)

Estão aí as 5 dicas poderosas que vão te ajudar a ser mais organizado e menos esquecido. Espero que tenha gostado e qualquer dúvida ou sugestão deixe o seu comentário.

Vou deixar aqui os dois livros que citei:

     

Grande beijo!

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