LimpezaOrganização

ECONOMIZE 16,77 REAIS com 3 produtos de limpeza

Deixe tudo limpo e perfumado gastando pouco

Hoje quero falar de como consegui diminuir meus gastos com produtos de limpeza. Eu, como a maior parte de vocês, usava produtos industrializados para limpar a casa. Mas quando me tornei Personal Organizer, comecei a estudar outras formas mais “baratas” e “sustentáveis” de limpeza e iniciei os testes aqui em casa. E fiquei encantada com o poder de limpeza de alguns produtos, principalmente o Vinagre, o Bicarbonato de Sódio e o Limão. Lendo outros blogs e testando em casa alguns produtos caseiros, cheguei a 3 produtos de limpeza poderosos e que facilita muito a limpeza aqui em casa, além de ser mais baratos e sustentáveis.

Por que enfoco tanto a importância de serem sustentáveis? Primeiro porque é minha área de formação e acredito muito que podemos melhorar as condições do nosso planeta começando com as escolhas dentro de casa. Segundo porque sei que a sustentabilidade traz economia doméstica e isso eu vivo na prática.

Os 3 produtos que apresentarei para vocês eu uso há quase 3 anos aqui em casa e posso atestar que são BONS! O primeiro é o desengodurante que podemos chamar também de limpador multiuso. O segundo é um limpa-vidros e o terceiro é um facilitador de passar roupas. Você pode até pensar que este terceiro não entra na categoria de limpeza, mas para mim entra porque compro no setor de limpeza no supermercado e guardo junto com os outros produtos de limpeza na minha área de serviço.

O mais impressionante é que para fazer esses 3 produtos você vai precisar somente de vinagre de álcool (o mais barato dos vinagres), detergente de louça cristal, álcool líquido e amaciante. Tenho certeza que você tem esses produtinhos aí na sua casa.

Vamos lá para as receitas dos produtos:

Desengordurante

Ingredientes:

– 250 ml de vinagre branco de álcool (medida de 1 copo de requeijão cheio)
– 250 ml de detergente de louça cristal

Como fazer:

Misture todos os ingredientes e coloque no borrifador. É muito moleza fazer né? Para usar, borrife a solução num pano ou esponja e limpe a área desejada. Aqui em casa uso para tirar gorduras (principalmente cozinha) e também como limpador multiuso.

O borrifador você pode comprar em supermercados, lojas de utilidades para o lar, lojas de essências ou lojas de jardinagem. Mas se quiser também pode reaproveitar algum borrifador que tenha em casa de outro produto. Lembre sempre de lavá-lo muito bem antes de usar.

Custo-benefício

Fazendo uma média do valor de um produto multiuso no supermercado, você gasta em torno de 5,70 reais para um frasco de 500 ml. Fazendo esse desengordurante/ limpador multiuso em casa você gasta em torno de 1,70 reais, lembrando que esse valor é sem a embalagem. Caso tenha que comprar um borrifador, o valor aumenta em torno de 3 reais. Mas esse borrifador você reutilizará por muito tempo.

Se quiser ver como eu faço, vou deixar o vídeo do meu canal no Youtube onde explico.

Limpa-vidros

Ingredientes:

– 250 ml de álcool
– 250 ml de vinagre de álcool
– 1 colher de detergente de louça (preferencialmente o cristal)

Como fazer:

Misture todos os ingredientes e coloque no borrifador. Para usar, coloque a solução num jornal ou pano sem fiapos (meu preferido é o jornal) e limpe a área desejada em movimentos circulares.

Custo-benefício

O limpa-vidros caseiro fica em torno de 1,89 reais por 500 ml de produto (sem o borrifador). Já a média de valores do limpa-vidro industrializado fica em torno de 10,53 reais pelos mesmos 500 ml. Muita diferença né?

Se quiser ver como eu faço, vou deixar o vídeo do meu canal no Youtube onde explico (a fórmula do vídeo está um pouco diferente porque contém amoníaco, mas fica aí como fórmula alternativa).

Água de passar perfumada

Ingredientes:

– 100 ml de álcool
– 100 ml de amaciante diluído (mais ou menos 6 colheres de sopa) ou 25 ml de amaciante concentrado (mais ou menos 2 colheres de sopa)
– 300 ml de água mineral ou filtrada

Como fazer:

Misture todos os ingredientes e coloque no borrifador. Depois é só vaporizar na roupa antes de passar. Minha dica é que você escolha o cheirinho que mais goste. E a intensidade do cheiro você regula com a quantidade de amaciante.

Custo-benefício

Esse último produto também tem um custo elevado no mercado, ficando em torno de 6,32 reais por 500 ml. Já se fizer em casa, o custo cairá para 2,19 reais (sem borrifador).

Se quiser ver como eu faço, vou deixar o vídeo do meu canal no Youtube onde explico.

Vale lembrar que esses valores foram elaborados tirando uma média de três valores encontrados no mercado para cada produto e ingrediente

Validade dos produtos de limpeza

Todos esses produtos tem uma validade segura de 3 meses. Na minha casa dura até mais, mas isso vai depender do acondicionamento e do clima da sua região.

Tenho certeza que você vai adorar esses produtos. Aqui em casa eu não vivo sem! E caso queira mais receitinhas e dicas de como limpar a casa gastando menos e sendo mais sustentável, fiquem ligadinhos aqui no BLOG ou adquiram meu livro “Manual da Casa Sustentável: dicas para deixar sua casa amiga meio ambiente” no LINK

Deixe o seu comentário!

Grande beijo e até o próximo post.

RESUMÃO PARA COMPARTILHAR!

 

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios