LimpezaOrganização

MANCHOU? 15 DICAS PARA TIRAR MANCHAS

E salvar sua vida!

No último post eu dei dicas de como fazer suas roupas durarem mais 5 DICAS para suas roupas durarem mais. E seguindo na mesma linha, hoje eu vou dar dicas de como tirar diversas manchas nas roupas usando produtos simples que você tem em casa. Essas dicas já me salvaram de várias enrascadas! Espero que salvem vocês também!

Achocolatado

Manchas recentes: esfregue a mancha com água fria e sabão. Depois estenda o tecido e jogue água fervente por cima.

Manchas antigas: Passe glicerina no local e depois lave com uma solução de álcool e água fria em proporções iguais.

Base / blush

Passe vaselina líquida e depois lave a peça normalmente.

Em tecidos de seda, aplique cuidadosamente água oxigenada 20 volumes e depois lave a peça normalmente.

Batom

Manchas recentes: deixe a mancha de molho em um pouco de leite quente e esfregue com sabão de coco, sempre com leite. Quando sumir, lave com água.

Manchas antigas: Molhe a parte manchada com água pura e, em seguida, aplique um pouco de bicarbonato de sódio. Esfregue delicadamente até a mancha desaparecer.

Bolor

Espalhe água oxigenada 10 volumes na mancha e deixe quarar no sol. Depois lave a peça normalmente.

Café

Manchas recentes: esfregue uma pedra de gelo pacientemente sobre a mancha, até sumir. Se possível, segure um pano pelo avesso do tecido para absorver o líquido.

Manchas antigas: esfregue um pano embebido em uma mistura de álcool e vinagre branco e deixe secar.

Tecido branco de algodão: umedeça a mancha com água oxigenada (20-30 volumes) e depois esfregue com sabão em barra.

Chiclete

Esfregue pacientemente uma pedra de gelo no local, do lado do avesso. Em tecido de algodão você pode tentar também remover os resíduos com acetona.

Cor de outra roupa

Ferva uma boa quantidade de água e coloque um pouco de detergente de louça e sabão em pó. Desligue o fogo, mergulhe a peça e, logo em seguida, retire-a. Torne a mergulhar a roupa na água, trocando a água se esfriar ou mudar de cor, até remover a mancha por completo.

Tecidos delicados: mergulhe a peça rapidamente no leite e deixe agir por alguns minutos. Depois basta lavá-la normalmente.

Gordura

Coloque farinha de trigo ou talco industrializado sobre a mancha, cubra com papel absorvente e passe ferro. A gordura fica no papel. Proceda à lavagem normal da peça.

Molho shoyu

Esfregue gengibre ou nabo ralado no local imediatamente. Aplique quantas vezes forem necessárias.

Protetor solar

Roupa sem ter passado por lavagem anterior (mancha recente): coloque detergente de louça na mancha e esfregue com a roupa seca.

Roupa molhada ou que passou por alguma lavagem: passar sabonete branco, esfregar e quarar no sol.

Sangue

Esfregue uma pedra de gelo ou coloque leite sobre a mancha e deixe agir por algum tempo. Vá esfregando e depois lave a roupa normalmente.

Manchas antigas: use 1 colher de chá de amoníaco para cada 200 ml de água ou amoníaco puro e esfregue.

Tinta de caneta esferográfica

Umedeça o local manchado com um pano embebido em vinagre branco. Depois, enxágue sem esfregar.

Urina

Retire a urina em uma primeira água e em seguida deixe a roupa de molho na água e vinagre branco por alguns minutos. Lave a peça normalmente, mas adicione vinagre branco no último enxágue.

Vela

Raspe a cera com o lado cego da faca, retirando todo o excesso. Coloque a mancha entre dois pedaços de papel toalha e passe por cima um ferro quente para que a parafina derreta e grude no papel.

Vinho tinto

Coloque um pouco de creme de barbear em aerossol na mancha, deixe agir por alguns minutos e limpe com uma esponja umedecida em água. Você pode também esfregar imediatamente na mancha sumo de limão e depois lavar a peça normalmente.

Gostou das dicas? Espero você no próximo post!

E caso queira se aprofundar mais sobre lavagem de roupas, você pode encontrar várias dicas no meu livro “Manual da Casa Sustentável: dicas para deixar sua casa amiga do meio ambiente”.

Grande beijo!

RESUMÃO PARA COMPARTILHAR

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios