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Quer EMAGRECER?

Comece organizando a GELADEIRA

Se você é como a maioria das pessoas e planejou na virada do ano entrar na academia e emagrecer, este post é para você! Saiba como a organização da geladeira é um poderoso instrumento para o sucesso da sua dieta.

Nós brasileiras sempre queremos o corpo perfeito. Eu que faço academia há muito tempo sempre planejo na virada do ano ser mais focada na academia, fazer esporte, e etc. Mas tenha em mente que só fazer academia não resolve se você quer emagrecer. A alimentação é essencial. Por favor… não se iluda como o meu marido. Faz academia certinho e se acaba no fast-food. Nem preciso dizer que a barriguinha dele não sai do lugar né?

FONTE IMAGEM: Will Tirando

E para que você consiga se alimentar bem a organização é A DICA DE OURO! Já reparou que você come com os olhos ou com o nariz? Você vê aquela comida bonita (geralmente é um belo hambúrguer) ou sente um cheiro delicioso e sua mente dá um curto-circuito. Você ataca sem pensar e depois a culpa vem. Pois bem… eu não posso te ajudar muito a controlar esses impulsos de tiranossauro Rex na rua, mas em casa eu posso te ajudar! E isso começa com a organização da geladeira!

Frutas higienizadas e à mostra

A organização é quase sinônimo de visualização. No seu guarda-roupa você só utiliza o que vê e, na geladeira, não muda muito… você só come o que vê! Pare agora e pense um pouquinho… onde você guarda as frutas na geladeira? Se for dentro da gaveta em uma sacola de supermercado e sem higienizar, a probabilidade que essa fruta faça parte da sua dieta cai vertiginosamente.

Quem é que vai lembrar da fruta lá dentro da gaveta e ainda mais… sem higienizar? (eu não lembraria). Só em pensar que tem que higienizar… eu já estava com um saco de biscoito nas mãos. SE IDENTIFICOU? Eu me identificava há alguns anos atrás.

Você tem que ter em mente que as coisas gostosas e calóricas não precisam fazer muito esforço para se “amostrar”. Já as saudáveis precisam de um pedestal para virarem pop star. Então na sua geladeira deixe todos os alimentos que você quer consumir para emagrecer à mostra.

As frutas devem estar fora do saco e da gaveta e já higienizadas (20 gotas de hipoclorito de sódio OU 1 colher de água sanitária em 1 litro de água por 20 minutos). Escolha uma travessa ou cesto bem bonito para colocá-las e deixe-as na 1 ou segunda prateleira para estimular os sentidos.

No livro Cérebro: uma biografia, o autor diz que colocar frutas no nível dos olhos dos consumidores em um supermercado leva as pessoas a tomar decisões alimentares mais saudáveis. Portanto, ajude o seu cérebro a fazer a escolha certa.

Frutas com casca: cortadas e à mostra

Se forem frutas que precisam ser descascadas, como abacaxi, você pode já deixar tudo cortado em pedaços em um recipiente transparente. Você vai ver que já vai dar um UP na sua geladeira.

Suco em jarra transparente

Se você não resiste a um refrigerante, tente evitar tomá-lo durante a semana em casa. Isso é fácil… simplesmente não compre! No final de semana se quiser você dá aquela escapada. E para passar aquele desejo insaciável por refrigerante, deixe sempre na sua geladeira uma jarra de suco. Mas opte por jarra transparente. Por quê isso? Porque você consegue ver o que tem dentro e a cor estimula os sentidos.

Só com essas três dicas você já contribui muito para a sua alimentação e para a perda de peso.

Alimentos saudáveis à mostra

Outra dica que também pode ajudar: deixe todos os restos de comida saudável, queijo, presunto, cereais e produtos crus que você pode consumir (que não engordam) em potes transparentes (dê preferência para os potes herméticos). Repito novamente. Você visualizando o que tem dentro, a chance de consumi-los é maior.

Alimentos não saudáveis escondidos

Caso você não abra mão daquelas comidas FAT que engordam, que tal escondê-las? Separe uma gaveta na geladeira para colocá-las. A gente só mudou de lugar… porque antes você vivia escondendo as frutas na gaveta.

Organização da geladeira

Geladeira desorganizada
Geladeira organizada

Mantenha sempre a sua geladeira organizada para ficar mais atrativa aos olhos e ao paladar. A organização também evita que você compre produtos repetidos e desnecessário. Sempre digo que guarda-roupa e geladeira são os locais prioritários para a organização já que são locais que visitamos diversas vezes por dia.

Uma observação importante: a geladeira tem um fluxo de resfriamento. Na maioria dos modelos o fluxo é de cima (mais frio) para baixo (menos frio). Por isso as frutas e verduras acabam parando nas gavetas de baixo e os laticínios nas primeiras prateleiras. Por isso observe o modelo da sua geladeira para que a conservação dos alimentos não fique prejudicada.

Organização da despensa

Na despensa use a mesma lógica. Deixe mais visível e nas prateleiras mais fáceis os alimentos saudáveis. Eu tenho uma cestinha só com cereais, biscoitos fit, mel, etc. para aquela hora que bate uma fome ou quando tenho que sair. Quando saio, jogo dentro da bolsa e deste modo, resisto as tentações na rua.

Os alimentos que engordam deixem em uma caixa identificada e coloque numa prateleira mais alta que de preferência, precise de um banco ou escada para pegar. Ela servirá para aqueles momentos de desespero, principalmente quem sofre de TPM. Já fui salva por barrinhas de chocolate nessa época.

Fazendo isso, o seu corpo vai se desintoxicando e você vai tomando gosto por alimentos mais saudáveis. Tudo é uma questão de rotina! Você vai ver que depois de um tempo aquela coisa que você não vivia sem (no meu caso era o refrigerante) você não vai se importar tanto. Hoje eu tenho dificuldade até de tomar um copo de refrigerante. O gás me incomoda.

E o meu marido?

Ah… você deve estar se perguntando agora. Se você diz que tudo isso funciona, por que seu marido se acaba no fast-food? Porque a vontade de mudar precisa partir dele. E como disse, a mudança de hábito só vem com a rotina. Devido ao trabalho, ele prefere comer na rua do que em casa, e na rua não tenho como controlar, a tentação é muito grande. Isso não significa que quem come na rua está fadado ao fracasso da reeducação alimentar, mas precisa ter mais força de vontade.

Fico triste de não conseguir mudar muito a realidade dele. Às vezes vejo ele pegando uma fruta no cesto (ponto para mim). Eu mudei porque sofria muito com gastrite, vivia me entupindo de Omeprazol e cheguei a ir para o hospital. Fiz reeducação alimentar e hoje como muito melhor e não tive mais gastrite. Ao invés de me alimentar 3x ao dia, hoje me alimento 5 a 6x por dia. E sei que consigo manter esse ritmo com a organização.

Espero que você que queira emagrecer ou acabar com uma gastrite, como eu, aproveite essas dicas e depois me conte tudo o que aconteceu porque estou curiosa para saber.

Ah… e se quiser outras dicas para começar o ano, veja o post 5 dicas para você começar o ano organizado e com o pé direito LINK.

Grande Beijo.

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