Estilo de VidaLimpezaOrganizaçãoProdutividade

Descubra o segredo japonês para uma vida organizada

Não é segredo para ninguém que o povo japonês é um dos mais organizados do mundo. Tanto é que o livro “A Mágica da Arrumação” da japonesa Marie Kondo se tornou um ícone quando se trata de organização residencial.

Mas o que fez o japonês ser tão organizado?

Desde os tempos dos samurais existiam regras de conduta que eram praticadas à risca, ou seja, não existia “um jeitinho” de burlá-las. Essa disciplina e coerência fizeram do Japão um país forte e produtivo, mesmo com os escassos recursos naturais e a instabilidade sísmica na região.

Um dos códigos dos samurais era o Bushido ou “Caminho do Guerreiro”. Esse código de conduta era baseado em princípios morais onde o samurai devia seguir no campo de batalha e na sua vida cotidiana.

Os 7 princípios do Bushido:

1. Gi – Justiça e Retidão

 2. Yuu – Coragem e Bravura

 3. Jin – Compaixão e Benevolência

 4. Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

 5. Makoto – Honestidade e Sinceridade

 6. Meiyo – Honra e Glória

 7. Chuu – Dever e Lealdade

Esses princípios pouco a pouco foram passados por gerações e incorporados à cultura japonesa que se resume hoje principalmente em disciplina, harmonia e cooperação.

Outro princípio também presente no ideário japonês é o Kaizen, que significa aperfeiçoamento.

Essa busca da melhora contínua, do aperfeiçoamento de cada processo ou comportamento fez com que o povo nipônico se tornasse muito produtivo, além de perfeccionista.

Hoje o perfeccionismo é visto com ressalva, já que deve haver um equilíbrio entre mente e corpo. Buscar o melhor é sempre bom, mas quando isso não fere outros preceitos importantes da vida.

E agora chegamos ao ápice do que eu quero abordar!

O Sistema 5S

O Bushido e o Kaisen foram os pressupostos morais para se chegar ao Sistema 5S.

Esse Sistema teve origem após a 2ª Guerra Mundial quando o país estava com suas indústrias arrasadas e com a economia precisando ser recuperar.

O Sistema 5S foi a base para reconstrução do Japão. Isso incluiu cuidar do ambiente, dos equipamentos, dos materiais, dos métodos, das medidas, e, especialmente, das pessoas. É um sistema muito adotado nas empresas japonesas e copiado por várias organizações no mundo. Mas podemos levar seus preceitos para todas as áreas da nossa vida.

Mas o que significa 5S?

Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

O Seiri é o senso de UTILIZAÇÃO. Primeiro avalie tudo o que é relevante para a execução da atividade. Descarte o que for supérfluo.

O Seiton é o senso de ORGANIZAÇÃO. Após descartar tudo o que atrapalhava as suas atividades, é hora de organizar. Dar um lugar específico para cada coisa e deixar tudo na perfeita ordem.

O Seiso é o senso de LIMPEZA. Depois de organizadas as coisas, tudo deve estar limpo. Esse passo é importante para que as outras etapas do sistema tenha sucesso.

O Seiketsu é o senso de PADRONIZAÇÃO. Após incorporar os outros 3S é a vez de evoluir o sistema e criar padrões para que tudo não saia dos eixos. Defina os padrões e os procedimentos para que os outros 3S sejam incorporados na sua rotina.

O Shitsuke é o sendo de DISCIPLINA. É a hora de assumir suas responsabilidades para que todo o Sistema não fracasse. O comprometimento e a disciplina são essenciais nesta fase para manter tudo em perfeita ordem e harmonia.

Para exemplificar todo esse Sistema, vou mostrar uma tabela comparando o conceito 5S no corpo humano e na nossa casa.Tá vendo como o Sistema 5S pode ser incorporado a tudo? E você achando que organização é “modinha”.

Todos os preceitos do Sistema 5S são utilizados pelos Profissionais de Organização. Mas como essa visão do 5S para o universo doméstico é recente, ainda não é todos que entendem a sua importância para uma gestão doméstica eficiente e produtiva.

Mas as empresas de todo o mundo já entenderam isso e se aperfeiçoam cada vez mais para que o 5S promova uma administração sem desperdícios e com produtividade.

Não sabe por onde começar aplicar o Sistema 5S na sua casa? Acompanhe os posts do Blog e procure um Profissional de Organização Certificado, o conhecido “Personal Organizer” que ele vai te ajudar!

Em Sergipe eu estou à disposição para te ajudar a deixar sua casa mais organizada e sustentável.

Gostou do Post? Compartilhe para seus amigos e familiares.

Tags

Artigos relacionados

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios